Santuário do Cabo Espichel

O Santuário do Cabo Espichel, também conhecido como Santuário de Nossa Senhora da Pedra Mua, situa-se no Cabo Espichel, onde, de acordo com a lenda, ocorreu uma aparição de Nossa Senhora. Do primitivo santuário referido pelas Visitações da Ordem de Santiago, nada resta. A partir do culto a Nossa Senhora do Cabo e da quatrocentista Ermida da Memória, no século XVIII, D. Pedro II e D. José mandaram edificar um santuário que perdurou ao culto até à transição para o século XX, entrando depois em declínio.

O santuário congrega a igreja construída entre 1701-1707 em estilo chão, duas alas de hospedarias edificadas entre 1745-1760, a casa da água datada de 1770 e abastecida por um aqueduto e a casa da ópera, de finais de oitocentos. As duas fiadas de habitações para os romeiros criam duas linhas que conduzem à igreja, acentuando a cenografia do templo, ao mesmo tempo que realçam um jogo de vãos, de cheios e vazios e de claro-escuro através da arcaria e janelas do andar superior, numa arquitetura saloia, mas de grande interesse e monumentalidade. Ao centro, desenvolve-se o vasto espaço de arraial.

A área a afetar a uso turístico é a ala Norte das antigas hospedarias.

O modelo jurídico é o de concessão.

Concelho: 
Sesimbra
Envolvente: 
Situa-se no Cabo Espichel, um promontório a oeste da vila de Sesimbra que marca a extremidade sudoeste da península de Setúbal e de onde se vislumbra a vertiginosa e abissal Baía dos Lagosteiros.
Categoria de proteção: 
Imóvel de Interesse Público
Técnico Responsável: 
Leonor Picão

Clique para ver imagens imóvel

Localização: