Localizada na confluência dos rios Mondego e Arunca, a antiga Quinta da Costa de Arnes desenvolve-se no vale e ocupa uma vasta área com edificações de diversas épocas e estilos. A chegada processa-se através de uma alameda arborizada com o encanto bucólico do Vale do Mondego. Na proximidade existem pistas para a prática de desportos náuticos, como de canoagem e de remo. A norte e na margem direita do rio Mondego situa-se o Castelo de Montemor-o-Velho, sendo visível do local.
Os edifícios da antiga quinta foram aproveitados e ampliados para a instalação de um núcleo de apoio aos Hospitais de Coimbra e em outubro de 1964 começou a funcionar como Asilo Colónia Agrícola de Arnes. O projeto foi elaborado em 1963 pelo engenheiro António Costa Góis, tendo sofrido remodelações e ampliações em 1987 e 1992. O Asilo foi extinto em 2007.
As edificações são maioritariamente de dois pisos, embora alguns edifícios possuam apenas piso térreo. Destacam-se dois edifícios de arquitetura vernacular de finais do século XIX, em mau estado de conservação. Os restantes edifícios possuem imagem arquitetónica já do século XX e estruturalmente podem ser considerados em razoável estado.