Esta Quinta é uma propriedade secular situada perto da antiga estrada romana que ligava o Porto a Braga, estende-se até à margem do rio Leça e é atravessada pela ponte medieval de fundação romana, conhecida como Ponte da Pedra.Presume-se que a Quinta possa ser mais antiga, como outras da região, mas o Palacete está datado do século XVIII e foi designado durante décadas como Palacete Oitocentista.
O Palacete mereceu grande atenção no século XIX, tendo sido ampliado e funcionado como residencial, e era o local predileto de Camilo Castelo Branco quando passava férias no Porto. Consta também que aqui se instalou o rei D. Miguel durante a guerra que travou com o seu irmão D. Pedro IV.
No início do século XX a Quinta e Palacete da Pedra foram doados ao estado português, que aí albergou pessoas idosas até ao 25 de abril de 1974, altura que o palacete ficou disponível para alojamento de famílias retornadas das ex-colónias.
Mais tarde, em 2005, deflagrou um grande incêndio que devastou grande parte do palacete, ficando apenas as paredes exteriores.