O antigo Sanatório localiza-se numa colina sobranceira a um vale, num dos extremos de Portalegre, não muito distante da Sé, sendo visível do cimo da serra de Portalegre, ou das estradas que circundam a colina.
Este Sanatório, com projeto do arquiteto Raul Lino (de 1906), foi inaugurado em 1909, uma década antes da criação da Estância Sanatorial do Caramulo, e obedecia a uma tipologia que o enquadrava no modelo de montanha, em que a sua localização estrategicamente afastada do centro urbano, funcionava como garantia da pureza do ar e da contenção de propagação da doença.
Inicialmente estava estruturado em três corpos interligados por galeria coberta. Mais tarde unificaram-se os três corpos, constituindo-se um só edifício, o qual foi posteriormente alterado já com desenho modernista.
Durante anos, os edifícios dos sanatórios configuraram respostas à medicina, através de estruturas próprias de espacialidade, forma, materialidade e organização espacial, que correspondiam a parâmetros testados e reconhecidos. Este sistema arquitetónico evidenciava três premissas constantes, o edifício, a galeria e a envolvente arborizada.
Ainda hoje, a sua fachada sul comprova a arquitetura sanatorial de outrora com a galeria ritmada e de elegante proporção, abrangendo 3 pisos.