Castelo de Vide é uma vila raiana alentejana situada numa colina, com castelo, cerca urbana, burgo e judiaria medievais, e praça de armas seiscentista (projeto de Nicolau de Langres).
No interior da fortaleza, no Terreiro da Senhora da Alegria, localiza-se o Convento de Nossa Senhora da Alegria (ou de Santa Catarina), contíguo à Igreja de Nossa Senhora da Alegria, e que permanece até hoje inacabado. Consta que em 1755 a sua construção tenha sido suspensa por ordem do governador militar, face à proximidade do paiol de pólvora, e que a obra não tenha sido terminada. A Igreja de Nossa Senhora da Alegria, em estilo Barroco, terá sido reedificada no início do século XVII. Ainda se chegou a considerar utilizar como estrutura para alojar tropas, tendo até havido um projeto, contudo nunca foi executado.
Também no interior da fortaleza, na zona mais oriental da vila, situa-se a Rua dos Quartéis onde subsistem os antigos quartéis do burgo medieval, dois edifícios em pedra aparelhada, com planta retangular. Um está anexado às muralhas e é constituído por oito compartimentos quadrados e o outro (fronteiro) por cinco. Os alçados são ritmados pelas sucessivas portas e pontuados por chaminés. A fórmula tipológica utilizada nestes quartéis exemplifica a racionalidade no processo construtivo.