A Casa dos Almeidas está implantada na via principal da vila do Sardoal, ao lado do edifício da Câmara Municipal e fronteira à capela do Espírito Santo e a várias casas de habitação e comércio.
O primeiro palácio terá sido mandado construir no final do século XVII pelos condes de Abrantes e senhores do Sardoal, de onde advém a designação "dos Almeidas" que perdura até hoje. O atual edifício, de cariz senhorial, foi reedificado no segundo e terceiro quartel do século XVIII prla família Moura e Mendonça, principal nobreza do Sardoal que aí fixou residência. Os edifícios em frente ao solar terão pertencido em tempos à mesma família, servindo de cavalariças e casas dos criados.
Esta casa solarenga de dimensões consideráveis, possui planta longitudinal, constituída por vários retângulos adossados, volumes articulados e coberturas diferenciadas em telhado de três e duas águas. A fachada principal possui quatro corpos de dois andares, de diferentes dimensões, separados por pilastras e rematados por cimalha.
Como elementos relevantes ressalva-se o gradil dos balcões em ferro com motivos florais e de enrolamentos e o empedrado com pequenos seixos do átrio principal.