Vila Fernando é uma localidade do concelho de Elvas, cujo desenvolvimento foi fortemente marcado pela presença de uma instituição de internamento de jovens delinquentes, a Colónia Correcional de Vila Fernando que entrou em funcionamento em 1895, sendo o desenho do conjunto edificado (de características neogóticas) da autoria do Eng. Mendes Guerreiro.
A casa de correção, em regime de internato, pretendia educar jovens problemáticos oriundos de todo o país, através do trabalho agrícola e da criação pecuária, baseando-se em modelos de instituições do centro da Europa.
Muitos dos habitantes eram funcionários da colónia e alguns deles moravam nas suas instalações, chegando a ser o maior empregador da região. A colónia dispunha ainda de inúmeros serviços e infraestruturas que disponibilizava à população em geral, assim como realizava eventos abertos à povoação, como os jogos de futebol, o teatro ou a missa.
No início do século XX as edificações existentes correspondiam às residências (do diretor, subdiretor - médico, funcionários superiores, regente agrícola e porteiro), ao posto da GNR, prisão, torre do relógio, pavilhões e refeitório (para as três divisões de colonos), apoios de serviço, hospital (com o posto antropométrico), oficinas várias e salas de aulas com apoio de secretariado.
Em 1963 o conjunto edificado foi totalmente remodelado, tendo-se construído novos edifícios e adaptado outros, e nos anos seguintes procedeu-se ainda à beneficiação dos arruamentos e à construção de rede de esgotos das águas pluviais.
A partir dos anos 70 / 80 do século passado, com as mudanças nas leis de menores, a colónia foi recebendo menos jovens e a organização e funcionamento transformaram-se, passando a funcionar como Centro Educativo. Acabou por encerrar em 2007, encontrando-se, desde então, sem utilização.