Notícias

A intervenção no antigo Convento de Santa Clara, em Vila do Conde, enquadrada no Programa REVIVE, venceu o Prémio Nacional de Reabilitação Urbana 2025, na categoria Melhor intervenção de Uso Turístico. O Mosteiro de Arouca, fundado no século X, foi um importante centro espiritual e cultural ao longo dos séculos, principalmente com o ingresso de Dona Mafalda, neta de D. Afonso Henriques. Após significativas obras de reabilitação e de ampliação, o “Hotel MS Collection Arouca, de 5**”, instalado na ala sul do mosteiro, encontra-se a funcionar em soft opening desde 7 de abril de 2025.
Em 4 de setembro de 2024, o Notícias de Coimbra (com a agência Lusa) publicou uma notícia sobre o Mosteiro do Lorvão (no concelho de Penacova). O concessionário prevê que as obras para transformação do monumento nacional num hotel, com 93 quartos, possam avançar no primeiro semestre de 2025. Está aberto o novo concurso público para a concessão por um período de 50 anos do Palace Hotel do Buçaco. Com uma renda anual mínima de 51.355,80 euros, os investidores interessados terão um prazo de 120 dias para apresentação de propostas, o qual termina a 22 de outubro de 2024.
O The Lince Santa Clara Historic Hotel, de 5*, inaugurado em Vila do Conde no dia 21 de junho de 2024, vem dar nova vida ao antigo Mosteiro que se encontrava devoluto há décadas. O Turismo de Portugal esteve a participar, entre os dias 22 a 26 de janeiro de 2024, num encontro do projeto REVIVE Angola, no âmbito da cooperação de Portugal com a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.
O Hotel Meliá São João da Madeira poderá abrir portas no final do corrente ano, segundo perspetivou, na manhã de ontem, Manuel Proença, administrador do Grupo Hoti Star – Portugal Hotéis. [Diário de Aveiro | 11.01.2024] O Programa REVIVE é um dos vencedores dos prémios ECTN 2023, na categoria 'História e Património'. Distinguido naquela categoria, o Programa REVIVE, uma iniciativa conjunta dos ministérios da Economia e do Mar, Cultura, Finanças e Defesa, com a colaboração das autarquias locais e a coordenação do Turismo de Portugal, demonstrou resultados mensuráveis, capacidade para atrair visitantes para zonas menos conhecidas, carácter inovador e envolvimento com a comunidade local.